domingo, 20 de março de 2011

Amizade

Nesta última sexta-feira uma amiga me falou a seguinte frase que colegas que ainda trabalham numa escola que trabalhei: "Como você consegue ser amiga da Islene, você é tão boazinha." É tão fácil ser minha amiga é só não ser traiçoeira, falsa e interesseira.


Depois de ouvir isso refleti a respeito dos tipos que me cercam, umas mantinham uma pseudo amizade, pois gostavam de ter uma carona, outras porque queriam alguém que resolvesse alguns dilemas profissionais ou para dar alguma dica a respeito de algum assunto, que eu entendia. Somente pessoas interessadas em algo que eu poderia oferecer. Mandei-as andar, falei alguns belos desaforos e fui embora de duas escolas em 2009.

Demorei a perceber, já me entristeci porque me questiono sempre a respeito das minhas amizades, mas se vivemos na época na qual se valoriza o ter e não o ser, o que eu poderia esperar destas pessoas que me cercam?

Até quando vai se desvalorizar as pessoas que tem sensibilidade e ainda acreditam no ser humano, como é o meu caso?

Até as pessoas sensíveis deixarem de confiar no outro, pois isso começa a acontecer comigo, não aredito mais tão cegamente nas histórias que me são contadas e nem nas pessoas extremamente educadas que tentam polidamente me persuadirem a agir de acordo com seus caprichos, porém quando são contrariadas sem a mínima timidez batem o telefone na minha cara, ou tentam me constranger na frente dos alunos.

A palavra amizade deve  ter um novo significado adequado a sociedade capitalista na qual vivemos.

O isolamento não é salutar, mas o tipo de amizade que as pessoas oferecem é mais salutar que o isolamento?

A utilização de máscaras para encobrir nossos sentimentos é salutar à nossa psiquê?

Que tipo de mundo vivemos?

Como devemos nos comportar? Como agir? Como tratar as pessoas? Deve-se retribuir o tratamento que elas nos dão?

São tantos os questionamentos que apenas a palavra amizade me traz a mente que nem sei se é saudável refletir sobre as relações humanas, traçadas pela sociedade capitalista moderna.

Indo um pouco mais além, estas situações aconteceram e acontecem em ambientes escolares, onde seres humanos observam seus mestres e ainda se inspiram neles e em suas atitudes.

O que está ruim pode ainda piorar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário